estabilidade concurso público

Instabilidade iniciativa privada x Estabilidade concurso público

Os impactos que a instabilidade na iniciativa privada causam na sociedade estão cada dia mais evidentes. Uma alternativa a essa realidade pode ser a estabilidade proveniente de aprovação em concurso público.

A realidade de muitas pessoas é afetada diretamente pelo dia a dia e uma grande parte do nosso dia, e da nossa vida, passamos trabalhando para poder buscar uma qualidade de vida maior, condições financeiras para se manter e ter uma vida agradável.

Nos dias atuais estamos lidando com uma onda de demissões em massa, o que vem assombrando diversas pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho, na iniciativa privada, que precisam lidar constantemente com medo do desemprego.

Pesquisas demonstram que essas demissões em massa aumentam drasticamente a saúde das pessoas que precisam lidar com esse risco. Pessoas desempregadas são mais estressadas e insatisfeitas em todos os aspectos de suas vidas, se tornando mais propensas a relatar problemas de saúde mental. A instabilidade na iniciativa privada colabora de forma significante na saúde mental das pessoas.


O que é iniciativa privada e pública?

A iniciativa privada representa todas empresas e negócios que não têm suas atividades mantidas por um órgão público, ou seja, que não são controladas pelo Estado, mas sim por um indivíduo ou mais que criaram a empresa. Os empreendimentos desse grupo têm como objetivo fundamental a geração de lucro. 

Já a iniciativa pública, abrange empresas públicas e sociedades de economia mista. Suas atividades são mantidas por um órgão público, tornando-as controladas pelo Estado. Os serviços prestados por uma instituição de iniciativa pública, podem ser considerados essenciais, já que essas empresas não possuem fins lucrativos, são abertas com a premissa de que oferecem serviço gratuito para que pessoas de todas as classes tenham acesso, tendo importância significativa na sociedade.


Quais são as diferenças entre a iniciativa privada e a carreira pública?

Uma das diferenças entre o setor privado e público é o modo como o colaborador é selecionado para as vagas. No setor privado, a seleção é feita por meio de entrevistas, processos seletivos, dinâmicas de grupos e indicações. Já na carreira pública, os cargos são preenchidos por meio de concursos públicos.

Outra diferença é que, no setor privado, mulheres tendem a ganhar salários 30% menores que homens, desempenhando a mesma função, enquanto no setor público não há essa divergência.

A remuneração é uma grande diferença presente entre os setores. A carreira pública proporciona salários significativamente maiores em relação à iniciativa privada. Uma divergência também relevante, é a diferença que as iniciativas proporcionam em relação à estabilidade na carreira.

O quesito idade e o tempo de trabalho até a aposentadoria são diferenças também presentes entre os setores. E também temos como diferença, a jornada de trabalho, que no setor público costuma ser reduzida.


Instabilidade na iniciativa privada x Estabilidade proveniente de concurso público

As diferenças entre os setores, que foram apontadas anteriormente, são motivos que tornam a carreira pública almejada e, nós, vamos falar mais sobre elas:

A carreira pública, além de proporcionar uma remuneração significativamente maior, traz consigo um sistema de progressão salarial ligada ao tempo de trabalho e, esse sistema de progressão acontece de forma garantida e relativamente mais rápida do que no setor privado, que às vezes pode acabar não acontecendo. Funcionários públicos tendem a ganhar mais do que funcionários do setor privado, o setor público paga, em média, salários 70% superiores aos pagos pelo setor privado formal. 

Um servidor público só pode ser demitido por causas graves, como, por exemplo, em casos de: abandono do cargo, faltas injustificadas, prevaricação, corrupção ativa e passiva, contrabando, etc. Já na iniciativa privada, demissões podem ocorrer de maneira injustificada.

Como observado anteriormente, o setor privado tem lidado com demissões em massa nos mais diversos setores, isso demonstra a instabilidade presente na iniciativa privada, que vem causando impacto na qualidade de vida das pessoas. E, vimos que concursos públicos proporcionam estabilidade, já que o setor público não realiza desligamento de servidores sem um motivo plausível.

Os servidores públicos têm uma carga horária fixa e reduzida, que geralmente vem estipulada no edital do concurso. De maneira geral, são 40 horas semanais, mas há casos em que a previsão é de 30 horas semanais, sem a necessidade de trabalhar aos fins de semana. Já na iniciativa privada, dependendo do caso, a carga horária pode não ser fixa, podendo exigir que o funcionário trabalhe aos fins de semana.

Todas essas vantagens proporcionadas pelo cargo público permitem melhor qualidade de vida e saúde mental, já que o servidor público não vive constantemente com medo de ser desligado do cargo e não lida com os baixos salários e/ou risco financeiro proveniente do desemprego. A carreira pública pode ser uma solução para mudar sua vida, diante do problema enfrentado por aqueles que estão inseridos no setor privado.


Quer mudar de vida? O primeiro passo é decidir qual carreira você deseja seguir e começar a estudar para o cargo desejado. Nosso objetivo é ver você conquistando sua vaga, pensando nisso disponibilizamos um e-book GRATUITO para você começar a ir em busca dos seus sonhos.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes