Vunesp: conheça as principais características da banca!
Conhecer o perfil da banca organizadora do concurso é essencial para ter mais chances de sucesso na prova. E, a escolhida da vez é a Vunesp!
Concurseiro, nesta matéria vamos falar sobre as principais características da Vunesp, uma das bancas organizadoras de concursos públicos. Se essa banca é a responsável pelo certame que você deseja ser aprovado, é de extrema importância conhecer o perfil dela antes de enfrentar a prova. Assim, você evita surpresas e tem mais chances de garantir a sua aprovação!
Segundo nossos professores AlfaCon, quando comparada com as principais bancas – Cebraspe (antigo Cespe/UnB), FGV e FCC – a Vunesp é considerada a mais fácil. Isso se constata pela elevada nota de corte em alguns dos certames já realizados pela banca.
👉Leia também: Como funciona o concurso público?
Quais concursos são organizados pela banca Vunesp?
A Vunesp tem tradição em fazer as provas para os concursos de Técnico Judiciário e Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ SP) e concursos da Polícia Civil do mesmo Estado (PC SP). Costuma, ainda, ser a escolhida para realização do certame do Ministério Público de São Paulo e de diversas prefeituras municipais.
Além disso, a Vunesp realizou o último concurso para a Polícia Civil da Bahia (PC BA) e os últimos certames para soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP).
👉Leia também: Qual concurso combina comigo?
Quais são as principais características da banca Vunesp?
De acordo com nosso professor, analisando os concursos organizados pela Vunesp, é possível perceber as seguintes caraterísticas marcantes da banca:
- A banca tem um perfil muito técnico;
- Questões de Direito são, em regra, extremamente objetivas. Ou seja, cobram o texto integral das leis que constam do edital;
A segunda característica tem, contudo, duas exceções: em concursos de carreiras jurídicas (juiz, promotor, defensor) e de carreiras fiscais (auditor, analista) o perfil de questões se altera um pouco, passando a cobrar, além do texto da lei, o entendimento jurisprudencial e doutrinário.
👉Leia também: Cebraspe: conheça as principais características da banca
Como são as questões e a redação?
O número de questões presente nas provas do concurso da Vunesp varia a depender do nível do cargo. O certame para Auxiliar do Ministério Público de São Paulo, por exemplo, teve 50 questões. Já o exame para Escrevente Técnico do Tribunal de Justiça contou com 100. Geralmente, as questões são de múltipla escolha.
Os principais concursos organizados pela Vunesp, como os da carreiras policias e tribunais, também não costumam ter prova de redação na primeira fase. O professor explica, ainda, que na segunda fase as questões dissertativas são mais comuns, como ocorre no concurso da Polícia Civil para os cargos de ensino superior.
👉Leia também: Inteligência Artificial para Redação
É possível chutar nas provas?
De acordo com o professor, como a banca Vunesp não tem o sistema de redução de notas por erro, é possível chutar, sim, nas provas.
“Especialmente se utilizadas técnicas para o incremento da chance na hora desse chute”, destaca.
👉Leia também: Como saber qual matéria priorizar para estudar?
Dicas para enfrentar as provas organizadas pela Vunesp!
Para quem vai prestar concursos organizados pela Vunesp, a principal dica do professor é seguir a fórmula do sucesso: “estudar, estudar e, quando cansar, estudar mais um pouco”.
“Em primeiro lugar, o caminho ideal seria buscar entender a matéria, por meio de aulas ou leituras. Depois aplicá-la com questões anteriores da própria banca. O passado costuma ser um grande suporte para o futuro. Em diversos casos, com modificação de uma ordem ou uma palavra, as questões praticamente se repetem”, orienta.
👉Leia também: Como saber se estou melhorando nos estudos?
Quer saber como dominar a Vunesp? O AlfaCon tem uma apostila com questões comentadas para você aprender na prática como a banca elabora suas questões, ficando assim ainda mais próximo da sua mudança de vida!